Desenvolvimento do Mercado de Inteligência de Negócios (BI) da China em 2008

Mercado

O BI tornou-se um dos setores mais promissores no mercado global de tecnologia da informação e também é uma parte importante na evolução da informação da empresa na China. As estatísticas mostraram que, em 2007, o mercado de BI na China continental atingiu 2 bilhões de yuans (US $ 260 milhões), um aumento de 35% em relação a 2006, consistindo em licenças de produtos de BI de 900 milhões de yuans e integração de sistemas de BI de 1,1 bilhões de yuans. Atualmente, existem mais de 500 empresas de BI (desenvolvedores de produtos, integradores, distribuidores e prestadores de serviços) empregando cerca de 80 mil funcionários na China.

O BI é geralmente designado como soluções de software que podem compilar dados empresariais existentes em conhecimento adequado, a fim de auxiliar o processo de tomada de decisão de uma empresa. O BI geralmente envolve as seguintes tecnologias: data mart, data warehouse, consulta e relatório do usuário, processamento analítico on-line (OLAP), mineração de dados, indicadores-chave de desempenho e aplicação analítica.

Principais empresas de tecnologia de BI na China

Guangzhou Sunnet – A Sunnet opera há nove anos a partir do produto analítico multidimensional básico BlueQuery2.6 em 2001 para o mais recente produto BlueQueryEnterpriseV para serviços analíticos multidimensionais empresariais.

Shanghai Tenly Software – Os produtos Markets da Tenly incluem sistemas analíticos, sistema de mineração de rede, relatórios inteligentes e software de teste de informação. O seu sistema analítico Markway foi o primeiro software de análise de estatísticas e data mining em larga escala baseado em chinês, com propriedade intelectual proprietária na China.

ADM Software – A ADM completou com sucesso mais de 200 projetos de grande e média escala, com soluções de BI relativamente sofisticadas para os setores financeiro, aeroespacial, varejista e governamental. A ADM tornou-se um líder no campo de sistemas de apoio à tomada de decisão da empresa na China.

Beijing Ourway Power Co – Esta é uma empresa de rápido crescimento para a informação empresarial de pequenas e médias empresas. O sistema analítico de decisão corporativa Power-BI é o primeiro software de BI de instalação rápida na China.

Paisagem da competição

Devido às crescentes atividades globais de fusões e aquisições em 2007, o mercado de software de BI de agora em diante será dominado pela IBM, Oracle, SAP e Microsoft, e empresas de BI especializadas, como SAS, Informatica e Microstrategy, deverão liderar a evolução do produto em a industria informatica. Atualmente, as empresas chinesas de BI locais têm uma participação de mercado de 36% na China, e as licenças de BI chinesas compõem apenas 6% da receita total de licenciamento de BI na China.

Vantagens Multinacionais de BI

As fontes de receita de empresas de BI multinacionais na China são principalmente provenientes de vendas de produtos, serviços técnicos e integração de projetos em larga escala. Atualmente, as multinacionais possuem vantagens competitivas em data warehouses, data mining, ETL (Extract, Transform and Load), relatórios e OLAP, com fortes partes de mercado em grandes projetos de setores financeiros, de telecomunicações, seguros e energia.

Vantagens de BI domésticas

As empresas chinesas de BI locais estão ganhando mais dinheiro com a integração de sistemas e as vendas de produtos, e as empresas locais de integração de sistemas capturaram a metade do mercado de integração de sistemas dos setores financeiro e de telecomunicações. Os desenvolvedores de produtos BI locais alcançaram um progresso significativo em 2007, especialmente produtos de relatórios de BI da Sunnet e Runqian. Embora os desenvolvedores de produtos tenham atualizado com sucesso suas principais tecnologias, a chave para suas conquistas de vendas no ano passado ainda está nas parcerias cooperativas com integradores e distribuidores a jusante.

Crescimento da indústria

Os mercados de BI das indústrias de finanças, telecomunicações e seguros haviam experimentado em 20% ou mais as taxas de crescimento em 2007, enquanto as taxas de crescimento de 30% foram observadas nos setores de energia, produção e governo. O ambiente para implementar sistemas de BI de escala corporativa está se tornando sofisticado em grandes empresas, por isso continua sendo uma parte importante de todo o mercado de BI da China nos próximos três anos. As empresas de tamanho médio serão o principal ponto de crescimento no mercado chinês de BI, já que este segmento estará em fase de desenvolvimento nos próximos três anos. Os sistemas de BI para pequenas empresas ainda estão em estágio inicial, e espera-se que venha em vencimento em cinco anos. Em geral, a demanda por produtos de BI na China entrará em uma fase de rápido crescimento nos próximos cinco anos, com um valor estimado de 5 bilhões de yuans, e seguida de mais três anos de período de extensão pós-maturação.

Os softwares de BI podem ser implementados de forma mais independente em grandes empresas chinesas, enquanto as capacidades de BI em pequenas e médias empresas ainda podem depender de softwares de gerenciamento, como ERP e CRM. Portanto, espera-se que haja um número cada vez maior de produtos de BI incorporados em softwares de gerenciamento de ERP e CRM como recursos complementares. Mas, a longo prazo, os desenvolvedores de BI na China devem prestar mais atenção aos produtos de BI operacionais.

Leave a Comment

(0 Comments)

Your email address will not be published. Required fields are marked *